O que fazer se minha conta Google for hackeada

Como proteger sua conta de um futuro roubou?

Existem várias maneiras de proteger sua conta, é altamente recomendável você preencher todos os campos de recuperação, como pergunta secreta, e-mail secundário e telefone, mas a mais eficiente de todas é ligar a verificação em duas etapas da sua conta, pode ser ativada através deste link: 

https://accounts.google.com/SmsAuthConfig

Esta verificação funciona da mesma forma que os token de banco, você instala um app no seu dispositivo, ativa a verificação da sua conta, sincroniza o app com sua conta e pronto, está configurado, agora sempre que você entra com o login e senha da sua conta, a Google te pede uma segunda senha que seria o código de verificação que nada mais é que um código de seis dígitos numéricos que o aplicativo gera e renova a cada 30 segundos, ou seja, a cada 30 segundos esta segunda senha muda.

Assim, quem quiser roubar sua conta terá que roubar o telefone junto, e saber a sua primeira senha também, quase impossível, não?!


E se perder acesso ao meu telefone? Como eu entro em minha conta?

A verificação em duas etapas após ativado gera um código de backup, nele encontra-se 10 códigos de verificação fixos que podem ser usados no lugar da código de 30 segundos, recomendamos que imprima esses códigos e guarde num lugar seguro para emergências.

Invasão de contas é crime?

A norma que trata de crimes cometidos através de meios eletrônicos e da internet é a Lei nº 12.737, mas ganhou o apelido de “Carolina Dieckmann”, nome de uma atriz que teve o computador invadido em maio de 2012. Os invasores (crackers) baixaram algumas fotos pessoais de seu email e publicaram as imagens na internet sem autorização. O caso foi bastante comentado e serviu para agilizar a aprovação da nova lei.

A Lei Carolina Dieckmann é a primeira a conter artigos que tratam especificamente de crimes eletrônicos no Código Penal Brasileiro. O artigo 154 do texto estabelece as penas para o acesso ilegal a qualquer dispositivo protegido por senha, seja ele um smartphone, tablet ou computador, com fins de obtenção ou destruição de dados. Prevê também ampliação de penas para ataques feitos aos ocupantes de cargos públicos, como presidente, governadores e prefeitos.


Fonte: http://www.turminha.mpf.mp.br/noticias/voces-sabiam-que-agora-invadir-site-ou-email-e-crime/?searchterm=None

Minha conta já foi hackeada, e agora?

A primeira coisa a se fazer quando tem uma conta invadida é procurar a policia e fazer um Boletim de Ocorrência, assim certifique-se de que a conta foi realmente invadida.

Depois tente a ferramenta de recuperação de senha perdida do Google aqui.


Eu suspeito que minha conta foi invadida

Existem algumas formas de checar se invadiram sua conta uma delas é ver as Últimas atividades da conta através deste link: Última atividade da conta, nele você vê todos os acessos que foi feito na sua conta e os locais onde acessaram.


Rastreando um e-mail

Em 2008, um usuário de e-mails comum recebia por volta de 160 e-mails por dia. Muitos deles têm a ver com o trabalho, mas muitos outros são spams enviados por pessoas desconhecidas. Todo remetente tem um endereço IP (Internet Protocol) associado ao seu computador. O endereço IP é um "rótulo" que identifica a localização de um dispositivo que esteja conectado à Internet. Se você não tem certeza de qual é o propósito daquele determinado e-mail e gostaria de saber de onde o remetente o enviou, é possível rastreá-lo através do endereço IP. Embora nem todos os endereços de e-mail possam ser rastreados, é possível rastrear muitos deles usando os campos que ficam ocultos nos clientes de e-mail dos principais provedores. Este artigo vai lhe mostrar como fazer isso.



1- Abra o e-mail no seu navegador ou no seu cliente de e-mails. Não abra nenhum arquivo anexado se ele for suspeito. Você pode encontrar toda a informação necessária sem precisar abrir imagens ou documentos em anexo.
Anúncio.




2- Encontre o cabeçalho do e-mail. O cabeçalho contém informação sobre o encaminhamento do e-mail e o endereço IP. A maioria dos clientes de e-mail, como o Outlook, Hotmail, Google Mail (Gmail), Yahoo Mail e America Online (AOL) escondem a informação do cabeçalho, pois eles não consideram uma informação essencial; porém, se você souber como abrir o cabeçalho, você pode encontrar estes dados.

No Outlook, vá para a caixa de entrada e clique com o botão direito na mensagem. (Se você estiver usando um Mac OS sem um mouse, clique segurando a tecla "control"). Selecione "Opções de Mensagem" no menu. O cabeçalho estará no final da janela.
No Hotmail, clique na setinha do lado da palavra "Responder" no canto direito superior da sua mensagem e selecione "Exibir Código-Fonte da Mensagem". Surgirá uma janela com a informação sobre o endereço IP.


No Gmail, clique na setinha do lado da palavra "Responder" no canto direito superior da sua mensagem e selecione "Mostrar Original." Surgirá uma janela com a informação sobre o endereço IP.

No Yahoo, clique na mensagem com o botão direito ou segurando "control" e selecione "Exibir Cabeçalho Completo".
No AOL, clique em "Ação" na sua mensagem e selecione "Exibir Código-Fonte da Mensagem".




3- Identifique o endereço IP no meio dos dados que você acabou de descobrir.Todos os métodos descritos acima farão surgir uma janela cheia de dados codificados. Você não vai precisar de toda essa informação.
Se a janela for pequena demais, a ponto de esconder o endereço IP, copie todo o texto e cole em um programa de processamento de textos.




4- Procure as palavras "X-Originating-IP". Esta é a maneira mais fácil de encontrar o endereço IP; porém, nem todos os clientes de e-mail disponibilizam estes termos exatos. Se você não conseguir encontrá-los, procure a palavra "Received" e continue lendo a linha até encontrar um endereço numérico.

Use a função "Localizar" do computador para encontrar estes termos facilmente. No Internet Explorer, clique no menu "Editar" e selecione "Procurar nesta página". (Na maioria dos navegadores, o atalho utilizado é Ctrl + F, ou Command + F em um Mac OS). Depois, digite a palavra na caixa que surgir e pressione a tecla "Enter".


5- Copie o endereço IP. O IP é uma série de números com alguns pontos entre eles. Por exemplo: 68.120.90.31.


6- Procure um site de localização de endereços IP na Internet. Há muitos sites desse tipo e a maioria deles é gratuito.


7- Cole o endereço IP na caixa de pesquisa do site de localização. Pressione "Enter".



8- Verifique os resultados. Na maioria dos casos, o resultado disponível será o estado ou a cidade de origem do endereço IP e possivelmente o nome do computador ao qual ele está associado.

Fonte:  http://pt.wikihow.com/Rastrear-um-E%E2%80%90mail


Recuperei minha conta, e agora?

O Google disponibiliza uma ferramenta para recuperar e-mails apagados se acontecer da exclusão de mensagens importantes, você pode ter acesso aqui: Minhas mensagens desapareceram.
Compartilhar no Google Plus

About Unknown

Nem perto de jornalista mas nem tão leigo como analfabeto, nascido no Brasil, goiano por parte de pai e mãe e cidadão do mundo por convicção. Mora em Goiânia e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook